Print Friendly, PDF & Email

Na ESF Lagoa do Boqueirão (Vila Assis), realizamos um encontro com os homens da nossa comunidade. No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência dos cuidados com a saúde da população masculina.

O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação a ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.

No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Deste modo, tentou-se desmitificar esse tema esclarecendo a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos outros tipos de exames existentes. Além disso, foi possível identificar as diferenças na comunidade, respeitando os atores sociais e mobilizando as forças internas para incentivar os homens a buscar iniciativas que promovam sua saúde diante da importância de se levantar a discussão sobre: a saúde do homem; a importância de que o homem se previna de doença; e, do alto índice de disseminação do câncer da próstata. Esteve presente a dentista Naisa, a enfermeira Tuanny, o médico Denny, TSB Marcilene e as ACS ( Elisângela, Nísia e Eliane).

Foram realizados :

• Palestra sobre câncer de próstata (prevenção, diagnóstico e tratamento);
• Teste rápido;
• Verificação de pressão arterial;
• Teste de glicemia;
• Vacinas.