Diário Oficial

PARECER TÉCNICO DA 01-05/2020 – COORDENADORIA MUNICIPAL DE OBRAS – REQUERIMENTO PARA HABITE-SE EM LOTEAMENTO CLANDESTINO

PARECER TÉCNICO DA 01-05/2020 – COORDENADORIA MUNICIPAL DE OBRAS – REQUERIMENTO PARA HABITE-SE EM LOTEAMENTO CLANDESTINO

PROCESSO Nº:005/2020
INTERESSADO: Coordenadoria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
EMENTA: Requerimento para Habite-se em loteamento clandestino.

Trata o presente processo sobre o requerimento para emissão de habite-se de um imóvel de propriedade dassenhoras Jilsen Maria Cardoso Marin e Marilei Chiesa em loteamentos clandestinos vendido pelo senhor Johannes L. B. Mallants. E requerimento de habite-se pelos senhores Wagner Constantino e Ligia da Silva, ambos no loteamento Dunas, com alvará de loteamento vencido e não registrado em Cartório, também de propriedade do senhor Johannes L. B. Mallants.

A Coordenadoria Municipal de Obras vem apresentar posicionamento quanto aos requerimentos de habite-se solicitados pelas senhoras JILSEN MARIA CARDOSO MARIN, portadora do registro geral de N° 11.166.615-6,para um imóvel localizado na quadra E3, loteamento Paraíso Brasil, Touros-RN e MARILEI CHIESA, portadora do CPF/MF Nº 691.243.020-15, para um imóvel localizado no lote 10, quadra B3, loteamento residencial Paraíso do Brasil Beira-Mar, Touros-RN.

A coordenadoria municipal de obras não recomenda a emissão de documentos de qualquer natureza emitidas pelo Executivo Municipal em virtude do loteamento não ter sido aprovado e tratar-se de clandestinidade por parte do seu loteador, JOHANNES LEOPOLD B. MALLANTS, conforme foi descrito no processo de Nº 007/2019 e Nº 008/2019–Coordenadoria Municipal de Obras, datado de 30 de janeiro de 2019 e 05 de fevereiro de 2019, respectivamente.Segundo a legislação municipal, Lei 566/2006 –Plano diretor de Touros –que exige que o loteador obedeça as disposições da lei e seja responsável por TODA a infraestrutura do loteamento, mas que somente poderá comercializá-lo após a APROVAÇÃO do município, dispor as glebas à venda incorre em descumprimento grave, conforme se observa texto da lei abaixo.

Art. 128 Recebido o alvará, o interessado deverá, obedecidas as disposições em vigor e no prazo que lhe for assinado, promover sua inscrição no registro competente.
Art. 129 O proprietário de loteamento ou arruamento somente poderá expor lotes a venda após o cumprimento das obrigações que lhe sejam impostas em virtude de disposição legal.
Art. 184 Nos casos de o cometimento da infração acarretar prejuízos para o Município, a terceiros ou à sociedade em geral, deverão ser reparados os danos causados, sob as custas do infrator.
Art. 135 Cabe ao empreendedor estabelecer o dimensionamento das áreas internas dos projetos de condomínio, eximindo-se a Prefeitura de responsabilidade pelo fornecimento de infraestrutura interna aos mesmos.

Em virtude de todos os pontos elencados a cima,o empreendimento do senhor JOHANNES LEOPOLD B. MALLANTS está inapto e deve ser exigido a restauração dos impactos causados ao município e arcar com as penalidades estabelecidas pela legislação municipal, consideradas GRAVÍSSIMAS, conforme texto da lei abaixo, e INTIMADO a comparecer ao município em caráter de urgência para apresentar defesa.

Art. 183 As infrações urbanísticas e ambientais, sua classificação e respectivas penalidades são as especificadas na forma seguinte:
I –Gravíssimas:
i)promover qualquer forma de parcelamento do solo sem prévia licença da autoridade administrativa,sem cumprimento de formalidade legais ou regulamentares ou em desacordo com a licença concedida;
k)deixar, o proprietário de área objeto de parcelamento, de realizar as obras de infraestrutura.
Parágrafo único. A todas as infrações previstas neste inciso se aplica a penalidade de multa, classe 1,além das demais penalidades previstas no artigo 128 desta Lei, conforme a situação fática verificada em cada caso concreto, as circunstâncias tratadas no artigo 135 e demais normas previstas neste Capítulo; sem prejuízo de ser imposta ao infrator a obrigação de restauração do ambiente alterado ao estado anterior ao cometimento da infração, quando couber.

Porém, o processo possui o agravo de danos a terceiros, como assenhoras Jilsen Maria Cardoso Marin e Marilei Chiesa, que adquiriu um imóvel e requer certidão municipal de ‘Habite-se’.Porém, a emissão de habite-se se faz necessário prévia aprovação municipal, o que caracteriza a emissão de Alvará para Construção, respeitado a Lei 488/2002 e,dentre os dispositivos necessários para aprovação, o artigo 13º exige documentação listadas no inciso I,alíneas de a a l. Em especial a alínea j que requerer a titularidade do imóvel, o que torna impossível para as senhoras Jilsen e Marilei, pois o loteamento nunca foi apresentado e/ou aprovado pelo município e consequentemente não foi registrado em Cartório.Conforme os dispositivos da Lei 488/2002 abaixo.

Art. 19º -A condição de habitabilidade da edificação será concedida após vistoria do imóvel e observado o cumprimento das seguintes exigências:
I -Estar à edificação em condições de habitabilidade;
II-Estar à obra executada de acordo com os termos do projeto aprovado pela Prefeitura;
III -Estar garantida a solução de esgotamento sanitário da edificação.
Art. 12° -Dependerão obrigatoriamente de licença para construção,as seguintes obras:
I -Construção de novas edificações;
II -Construção de Muros, muralhas, muretas e marquises;
III -Reformas que determinem acréscimo de área construída;
IV -Avanço de tapume sobre parte do passeio público.
Art. 13° -A licença será concedida perante a apresentação da seguinte documentação:
I -02 (duas) cópias do projeto arquitetônico, em que conste:
a) data, nome e assinatura do proprietário e responsável técnico;
b) a ART, anotações de Responsabilidade Técnica da Obra;
c) total da área do terreno e área construída ou ampliada;
d) planta baixa de cada pavimento na escala mínima de 1:100 devidamente cotada;
e) locação da edificação dentro do lote, em escala e devidamente cotada;
f) situação do lote com indicação do norte, em escala devidamente cotada;
g) corte longitudinal e transversal na escala mínima de 1:100;
i) indicação das instalações hidrossanitários da edificação;
j) documento de propriedade do imóvel;k) documento que conste estar em dia com o município;
l) comprovante de pagamento da taxa.

Também se encontram com impossibilidade o senhor Wagner Constantino e a senhora Ligia da Silva, portadores do CPF/MF de Nº 565.504.728-49 e 042.709.638-32, possuidores dos lotes 04, quadra B, loteamento Dunas e lote 02, quadra B, loteamento Dunas, respectivamente. Os quais possuem imóveis em loteamento que foi aprovado por este município na data de 06 de outubro de 2016, mas que o senhor Johannes Leopold B. Mallants, portador do CPF/MF Nº 007.921.394-45, ou a responsável técnica pelo empreendimento Amanda Medeiros Benigno, portadora do Registro Nº 210900731-1, registraram o loteamento no Cartório Notifical e Registral de Touros, impossibilitando assim o documento de titularidade exigido pela alínea j, do inciso I, do artigo 13º, da Lei 488/2002 –Código de Obras e Edificação de Touros, conforme acima. Uma vez que o alvará de loteamento possui validade, o senhor Johannes Leopold B. Mallants precisa submeter o projeto do loteamento para um novo processo de licenciamento, em detrimento ao período de lacuna entre a presente data e data de sua aprovação anterior. Também precisa transferir ao patrimônio do município as áreas destinadas as vias de circulação, logradouros, edificações públicas e equipamentos urbanos. Conforme pode ser observado nos artigos 104 e 105, da Lei 566/2006,abaixo.

Art. 105 Aprovado o parcelamento do solo, o projeto respectivo, juntamente com o alvará de licença fornecido pela Prefeitura, deverá ser averbado no registro de imóveis competente.
Art. 106 A partir da inscrição do alvará no registro de imóveis, transferem-se ao patrimônio do Município as áreas destinadas a vias, logradouros, edificações públicas e equipamentos urbanos.
Parágrafo ú nico. A licença para realizar qualquer construção nos lotes resultantes do parcelamento somente será concedida após comprovada a inscrição do alvará no registro de imóveis.


RECOMENDO que a procuradoria Geral do Município peticione judicialmente toda e qualquer venda, parcelamento, comercialização de qualquer natureza os lotes na área pertencente ao senhor Johannes Leopold B. Mallants. Que seja lavrado o AUTO DE INFRAÇÃO Nº 03/2020 atualizado, anexo ao processo e lançadona dívida ativa do município.

RECOMENDO que o senhor Johannes Leopold B. Mallants, remova o portão e muros que impem o acesso ao loteamento Mirante para a coleta de resíduos sólidos, área verde e equipamentos urbanos por parte do município, bem como que seja entregue o sistema de abastecimento e fornecimento de água deste loteamento a autarquia municipal, o SAAE de Touros. Uma vez que tal obstrução não consta no processo apresentado junto a prefeitura.

RECOMENDO que o senhor Johannes Leopold B. Mallants, seja INTIMADO JUDICIALMENTE, através de petição da PROCURADORIA GERAL do Município,para responder pelos danos causados ao município e a terceiros, pelo descumprimento de inúmeros dispositivos contidos na legislação municipal, sendo enérgica ao resguardar o município de OMISSÃO perante a Lei.

Concluo mui respeitosamente, descrevendo este parecer técnico – e qualquer nova informação que seja necessário quanto a esse processo.

Touros-RN, 30 de novembro de 2020.

Everton Xavier Rodrigues
Coordenador Municipal de Obras
PORTARIA 629/2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Diário Oficial

LEI MUNICIPAL Nº 950, DE 26 DE MARÇO DE 2024.

Diário Oficial

AVISO DE RESULTADO DA SESSÃO DE JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO DILIGENCIADA DA CHAMADA PÚBLICA Nº 13/2023

Diário Oficial

PORTARIA N° 159/2024 – GC

Pular para o conteúdo