Cultura

PREFEITURA DE TOUROS HOMENAGEIA SANTUÁRIO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES EM ALUSÃO AOS SEUS 221 ANOS DE CONSTRUÇÃO

A Prefeitura Municipal de Touros, homenageou, no dia 05 de setembro, o Santuário do Bom Jesus dos Navegantes pelos 221 anos de construção e 189 anos da criação da paróquia.

De acordo com o escritor tourense, Nilson Patriota (in memoriam), em sua obra, intitulada “Touros: uma Cidade do Brasil”, relata a doação do pedaço de terra pelo pernambucano Manuel Dias de Assumpção, para a construção da capela, que teve a ajuda de moradores da época para ser erguida, entre 1798 e 1800.

Em 05 de setembro de 1832, com a criação da Freguesia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes do Porto dos Touros, a capela passou a ser denominada de Igreja Matriz.

A oficialização da paróquia como Santuário ocorreu em 02 de Janeiro do ano de 2013 , a pedido do Monsenhor Lucena Dias (in memoriam).

Atualmente, com um estilo colonial belíssimo, onde se encontra vestígios de pedras do Tourinho em sua edificação, o Santuário representa o patrimônio cultural do município, atraindo muitos devotos, além de contribuir para o desenvolvimento do turismo religioso.