Assistência Social

RUMO AO FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

RUMO AO FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Crianças e Adolescentes é um serviço ofertado no município de Touros/RN como forma de complementar o trabalho social com famílias realizados por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado as Famílias e Indivíduos (PAEFI).

As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N° 109/2009).

Dito isto, a partir de setembro de 2017 vem sendo desenvolvidas atividades com Crianças e Adolescentes no CRAS Centro e no CRAS Itinerante no distrito de Santa Luzia. Assim, vem sendo colocando em prática não só o trabalho para o fortalecimento de vínculos individuais, mas principalmente, familiares e comunitários, conforme orienta os princípios e diretrizes do Sistema único de Assistência Social (SUAS) como tópicos: “ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente / lei 8.069/90 art. 1º e 2º direitos e deveres”.

O SCFV no mês dezembro aconteceu nas duas primeiras semanas de dezembro com oficinas e temáticas que trabalharam a temática do Natal. Paralelamente, as crianças e adolescentes acompanhadas encenaram no Espetáculo Auto do Natal que aconteceu nos distritos de Lagoa do Sal e Boa Cica, nos dias 18 e 19 de dezembro, consecutivamente.

Na terceira semana de dezembro foram realizados duas festas de encerramento das atividades do SCFV do ano de 2017, do CRAS Itinerante de Santa Luzia e do CRAS Centro. Em Santa Luzia aconteceu no dia 20, estiveram presentes 76 crianças e adolescentes, a festa foi realizada na sede do CRAS Itinerante. As festividades do CRAS Centro  aconteceu no dia 21, no Centro de Turismo.

Em ambas as atividades foram realizados momentos de descontração e lazer com a oferta de atividades lúdicas para recreação, como: brincadeiras de roda e cantigas, brincadeiras com competições, pintura facial artística, cama elástica e piscina de bolinhas. Ofertou-se lanche, com distribuição pipoca, bolo, sucos e lancheiras personalizadas com tema natalino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

CULTURA NA PRAÇA

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Pular para o conteúdo