Semana de combate ao trabalho infantil

O trabalho infantil é considerada toda atividade que priva as crianças de sua infância, de seu potencial e sua dignidade, que possa vir prejudicar sua saúde física, moral e/ou psicológica. Esse trabalho pode interferir na vida escolar de uma criança, no momento em que o impede de frequentar as aulas, por estar cansado, obrigando-o a sair prematuramente da escola ou conciliar a rotina dos estudos com os trabalhos que são algumas vezes “puxados” ou com jornadas longas que explora o trabalho de criança ou adolescente.

O trabalho infantil existe de várias maneiras, sejam elas evidentes ou ocultas como trabalho escravo, exploração sexual de crianças e adolescentes, atividades ilícitas destacando o tráfico de drogas que envolvem crianças e adolescente, trabalhos domésticos. Enfim, trabalhos prejudiciais à saúde e à formação moral da criança e do adolescente.

A campanha do trabalho infantil tem como o símbolo mundial o catavento colorido que simboliza o respeito à criança e ao adolescente e a diversidade da raça e de gênero. Suas cinco pontas representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização, a geração de energia capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas como mão de obra em todo o mundo.

Durante o período de 06 a 14 de junho do ano em curso, a Prefeitura Municipal de Touros através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação e em parceria com o Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS – realizou diversas ações de combate ao trabalho infantil.

A mobilização começou no dia 06 de junho com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Gildeci Pinheiro e da Coordenadora do CREAS, a Sra. Viviânia Dantas para a divulgação da programação na Rádio Farol.

Nos dias 08, 09 e 12 de junho a Assistente Social, Mayara Barreto e a Psicóloga Glorimar Guerra do CREAS realizaram encontros nas escolas públicas do município com o objetivo de mobilizar e orientar os discentes acerca da temática em tela.

As escolas visitadas foram: Escola Municipal Professor Gaspar França com a participação de 42 alunos, no dia 08 de junho; a Escola Municipal Joaquim Gomes da Silva com a participação de 76 alunos, no dia 09 de junho; a Escola Municipal Professora Lindalva Taveira com a participação de 39 alunos e o Núcleo Educacional de Touros – NET – com a participação de 25 alunos, no dia 12 de junho.

Escola Municipal Joaquim Gomes (Sta. Luzia)

Escola Municipal Gaspar França(Centro)

Ainda no dia 12 de junho aconteceu o Passeio Ciclístico Educativo envolvendo toda a população e os funcionários dos equipamentos públicos da assistência social (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar), com o apoio do DEMUTRAN.

No dia 13 de junho foi realizado a Blitz Educativa e Abordagem Social com panfletagem e conscientização da população na feira livre e na Praça dos Alternativos, tendo como parceiros CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa e Direitos da Criança e do Adolescente na oportunidade foram abordados 16 adolescentes. Da mesma forma foram abordados os feirantes e adultos que se interessaram em compreender a motivação do trabalho realizado pela Equipe.

Encerrando a programação da Semana de Combate ao Trabalho Infantil, realizou-se no dia 14 de junho, no Salão do Tribunal de Júri no Fórum da Comarca de Touros, Roda de Conversa de Sensibilização e Mobilização com os profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente.

Presidida pela Secretária Municipal de Assistência Social, Gildeci Pinheiro, a Roda de Conversa teve como parceiros presentes: o Promotor de Justiça; a Juíza de Direito desta Comarca; o CREAS; o CRAS; o Conselho Tutelar; o Conselho Municipal de Defesa e Direitos da Criança e Adolescente; representantes da Secretaria de Educação; a Equipe do Programa Criança Feliz e os Escoteiros.

Nesta oportunidade, buscou-se discutir as repercussões das atividades laborais no desenvolvimento e na vida da criança e adolescente, bem como as formas de abordagem dessa temática junto às famílias. Apontou-se a necessidade de um espaço de discussão junto aos pais e educadores da rede pública de ensino, tendo sido acordado entre os presentes sobre a importância da realização de outro momento para discussão mais ampla acerca do tema objetivando o fortalecimento da rede de atenção à criança e ao adolescente de Touros.

A sociedade também pode contribuir para o combate do trabalho infantil denunciando e protegendo as crianças e adolescentes e esse é um dos nossos objetivos, mobilizar e sensibilizar a população sobre os danos da problemática em pauta. Para denunciar basta ligar para o disque 100 ou fazer uma denúncia anônima no CREAS ou Conselho Tutelar.

Finalizamos com a seguinte reflexão: “Ser criança…é sonhar sem ter medo. É não se importar com nada. Apenas brincar, brincar, imaginar…dando asa a grandes invenções. Ser criança é viver num caminho infinito. Ser criança é fazer da feiura um lugar bem bonito.” (Wagner Cortês). Que possamos sonhar sem medo para irmos em buscar de um futuro melhor para essas crianças e adolescentes.