Assistência Social

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV) CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CRAS TOUROS

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV) CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CRAS TOUROS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Crianças e Adolescentes, é um serviço ofertado no CRAS como forma a complementar o trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). Tendo como foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.

Estabelecendo ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N°. 109/2009).

         Nesse intuito, durante o mês de setembro, foram trabalhadas algumas temáticas conforme os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tais como: “Ética e Cidadania; Dia da pessoa com deficiência física; e Bullying”.

A temática foi trabalhada quinzenalmente com todas as faixas etárias e transmitida de forma lúdica possibilitando aos usuários uma aprendizagem perspicaz. Dessa forma, esse aprendizado permitiu aos usuários os seguintes conhecimentos:

  • Compreensão do conceito de ética e cidadania;
  • Compreensão da importância do comportamento ético e do exercício da cidadania;
  • Exercer princípios éticos na comunidade;
  • Reconhecimento dos deveres e direitos do cidadão na sociedade;
  • Entendimento acerca das mudanças de hábitos e atitudes visando cuidados com a saúde, com as relações sociais e com a sustentabilidade socioambiental;
  • Ter um olhar diferente de afetividade para a pessoa com deficiência;
  • Desmistificar o Bullying e ter respeito ao outro.

 

Após a temática abordada foi realizada a dinâmica da “Abelhinha” que apresentou o respeito e carinho pelo outro, na qual todas as crianças e adolescentes demonstraram um sentimento de respeito por seus colegas, após o término da brincadeira.

Nos demais dias foram trabalhadas as oficinas de: Dança, Balé, Flauta Doce, Música e Canto. Ao final de cada atividade é oferecido um lanche para as crianças e os adolescentes. Vale lembrar que essas mesmas atividades foram desenvolvidas no CRAS Itinerante de Santa Luzia.

01 DE SETEMBRO

 

11 DE SETEMBRO

 

12 DE SETEMBRO

 

13 DE SETEMBRO

 

14 DE SETEMBRO

 

18 DE SETEMBRO

 

21 DE SETEMBRO

22 DE SETEMBRO

28 DE SETEMBRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023

Pular para o conteúdo