Print Friendly, PDF & Email

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Crianças e Adolescentes é um serviço ofertado no município de Touros/RN, objetivando complementar o trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado as Famílias e Indivíduos (PAEFI). Tendo como foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades das participantes.

Estabelecendo ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Sócios Assistenciais (Resolução CNAS N°. 109/2009).

Durante o mês de Agosto foram trabalhadas algumas temáticas conforme os princípios e diretrizes do Sistema único de Assistência Social (SUAS) como tópico: “A Valorização da Figura Paterna”.

As temáticas foram trabalhadas quinzenalmente com todas as faixas etárias e transmitida de forma lúdica possibilitando aos usuários uma aprendizagem perspicaz. Dessa forma, esse aprendizado permitiu aos usuários os seguintes conhecimentos:

  • A importância do vínculo familiar principalmente o elo pai e filho;
  • A importância do reconhecimento da gratidão e sentimentos de amor e afeto ao pai;
  • A valorização da homenagem aos pais com respeito e ternura;
  • Compreensão da relevância de viver em um lar repleto de amor, de dar e receber esse sentimento;
  • Reconhecimento da diversidade familiar, valorizando a figura paterna ou quem exerce esse papel na vida de cada um sujeito.

No mês de agosto trabalhamos também as oficinas: Dança, Balé, Flauta Doce, Música, Banca Musical. Ao final de cada atividade é oferecido um lanche para as crianças e aos adolescentes. Vale lembrar que nesse mesmo mês aconteceu um evento dos pais na Praia de Cajueiro, com brincadeiras interativas que envolveram pais e filhos, uma forma de fortalecer esse vinculo familiar, tivemos ainda apresentação dos usuários dos SCFV aos pais.