TODA FORÇA E BRILHO ÀS MULHERES

É sabido mundialmente que o mês de março, e mais precisamente pontuando, o Dia 8 de março, é a data em que se evidencia décadas e mais décadas de luta social, mobilização e movimento; tudo em busca de direitos e espaço social equânime e justo para as mulheres. É em março que se comemora, então, o Dia Internacional da Mulher.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS -, sendo em sua essência um dispositivo de proteção básica, que no município de Touros/RN embasa suas práticas cotidianas de atendimento à população pela Lei Municipal nº 758/2017 – Lei do SUAS de Touros, a qual dispõe no Art. 7º que trata dos tipos de proteção e suas respectivas composições, determinando as seguintes atribuições no caso do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS:

I – Proteção social básica: conjunto de serviços, programa, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, por meio de aquisições e do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;

Estando dessa forma, apto para munir-se de estratégias que visam pôr em prática tais apontamentos, faz-se alusão a esta data de uma maneira mais que especial. Sendo berço da atenção social básica e tendo a mulher como referência consoante a Política da Assistência Social, nada mais justo que articular um momento pensado para as mulheres. Onde é possível proporcionar espaço de reflexão crítica a respeito da posição que ocupam e do lugar que podem vir a ocuparem; tanto na sua família, como na comunidade e na sociedade de modo geral.

As comemorações no CRAS – Unidade Centro – foram divididas em dois grandes momentos. No dia 7 de março do corrente ano, a comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher aconteceu na comunidade de Santa Luzia, distrito de Touros/RN. Na ocasião foi oferecido um café da manhã; momento no qual todas puderam se confraternizarem. Tivemos, ainda, a presença do Prefeito Assis do Hospital prestigiando o evento e ressaltando a importância da figura feminina em nossa sociedade.

No dia 9 de março do corrente ano, as homenagens aconteceram na Praia de Touros, mais precisamente, no ponto turístico denominado Tourinho, local que apresenta a beleza de nossa praia, de nossa cidade. Significou um momento de entretenimento, pois, representa um espaço querido por todas as usuárias participantes, inclusive, o lugar foi apontado pelas próprias mulheres, como sendo um espaço adequado para confraternização. Foi oferecido um chá da tarde, com bolos, torta, sucos e frutas. Além de uma boa música e a entrega de brinde (copo personalizado referente ao Dia Internacional da Mulher).