A prefeitura municipal de Touros valorizando a formação profissional

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico. Atendendo a expectativa e acreditando no que estabelece o PRONATEC, a Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrarias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o seu potencial de docentes e dos seus técnicos em educação, tem trabalhado desde 2011 na promoção de cursos de qualificação profissional a fim de democratizar, interiorizar e expandir a oferta de Educação Profissional. Neste contexto vem atuando em 132 municípios do estado do Rio Grande do Norte.

Em sintonia com as mudanças que atingem o mundo do trabalho, a Escola Agrícola de Jundiaí vem se consolidando com a expansão da oferta de cursos profissionalizantes nas diversas modalidades, com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Pronatec Mulheres Mil, Cursos Técnicos (Integrado, concomitante, subsequente) PROEJA, Pronatec Jovem Aprendiz com cursos voltados para formação da cidadania com abordagem na ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável, beneficiando mais de 56 mil Norte-rio-grandenses.

No dia 07 de março de 2017, demos início a quatro turmas dos cursos FIC através da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN em parceria com a prefeitura Municipal de Touros, na oportunidade foram ofertados 120 vagas distribuídas nos seguintes cursos: Operador de Computador, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Espanhol Instrumental Aplicado a Serviço Turístico, com a carga horária de 40 horas, respectivamente.

A finalização oficial dos cursos aconteceu no dia 16 de junho de 2017, com enorme satisfação das conclusões das primeiras turmas dos cursos do Pronatec na gestão do Prefeito Assis Pinheiro, na ocasião foi ratificado a parceria da Prefeitura com a Coordenação Geral do Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN.

É de extrema importância registrar ainda, a honra de poder esta colaborando com o processo de profissionalização de vários jovens cheios de sonhos e planos para um futuro brilhante que há de vir pela frente.

Quero agradecer a confiança em mim depositada pela Secretaria de Assistência Social, a Senhora Gildeci Pinheiro, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Assis Pinheiro, e ao Professor e Coordenador Geral do Pronatec/ Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN o Senhor João Inácio da Silva Filho. Quero registrar também a disponibilidade dos Professores Hudson Bento, Mano Macário, Allan Batista e João Nelo pelo apoio e empenho à formação dos queridos concluintes em pauta.

Finalizo desejando aos jovens alunos que participaram desse processo de aprendizagem e capacitação com a reflexão musical de Renato Russo: “… se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo, quem acredita sempre alcança…”