Assistência Social

APESAR DOS ENTRAVES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ: O TRABALHO VEM SENDO REALIZADO COM RESPONSABILIDADE

APESAR DOS ENTRAVES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ: O TRABALHO VEM SENDO REALIZADO COM RESPONSABILIDADE

Lançado pelo Governo Federal em 2016, o Programa Criança Feliz tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil, tendo como finalidade estimular o desenvolvimento de forma integral a essas crianças, considerando sua família, seu contexto de vida e social.

Visa implementar ações no campo dessas políticas, para assistência às famílias no que se refere ao exercício das funções de proteção, cuidado e educação. Serão priorizadas gestantes e crianças de zero até três anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos de idade que recebem o Benefício de Prestação Continuada- BPC e crianças afastadas do convívio familiar por medida protetiva (crianças abrigadas).

No que se refere ao nosso município, ao fazer a adesão do programa, 150 famílias estão inclusas no mesmo e acompanhadas pela equipe de supervisor e visitadores sociais, famílias essas localizadas dos distritos de: Boa Cica, Boqueirão, Baixa do Quinquim, Cajueiro, Santa Luzia e no Centro de Touros.

As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados, tendo equipe composta por um supervisor e cinco visitadores, cada visitador acompanha 30 famílias em localização específica, através de visitas domiciliares periódicas, cujo objetivo é assistir e orientar essas famílias quanto aos cuidados básicos e essenciais que essas crianças necessitam e o fortalecimento dos vínculos familiares. Essas visitas são feitas semanalmente, no caso de crianças e crianças com deficiência, e mensalmente no caso das gestantes.

Nas visitas domiciliares, os profissionais orientam os pais sobre os estímulos adequados para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo da criança. Semanalmente os visitadores fazem o seu Plano de Visita, onde levam para as famílias atividades que estimulem o desenvolvimento daquela criança, considerado as suas particularidades. O visitador mostra para o cuidador atividades para que este desenvolva junto com sua criança, e perceba como ela tem respondido a esses estímulos. A partir daí é possível enxergar bloqueios, dificuldades de aprendizagem, comportamento, interação do cuidador com a criança, habilidades, coordenação motora entre outros aspectos.

Para a realização de um trabalho crítico, responsável, eficaz, transparente e que resulte no desenvolvimento do município, toda equipe tem recebido capacitação continua do Governo do Estado e do Ministério de Desenvolvimento Social – MDS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023

Pular para o conteúdo