Assistência Social

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV) CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O MÊS DE JULHO

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV) CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O MÊS DE JULHO

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Crianças e Adolescentes, é um serviço ofertado no município de Touros/RN como forma a complementar o trabalho social com famílias realizados por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado as Famílias e Indivíduos (PAEFI). Tendo como foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação social e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades das mais variadas faixas etária.

 

Crianças tem aula de flauta com o professor José Júnior Bezerra

 

As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.° 109/2009).

Durante o mencionado mês foram trabalhadas algumas temáticas, conforme orienta os princípios e diretrizes do Sistema único de Assistência Social (SUAS) como tópicos: “ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente / lei 8.069/90 art. 1º e 2º direitos e deveres”.

As temáticas foram trabalhadas quinzenalmente com todas as faixas etárias e transmitida de forma lúdica possibilitando aos usuários uma aprendizagem perspicaz. Dessa forma, esse aprendizado permitiu aos usuários os seguintes conhecimentos:

  • Conhecimento do que diz a lei 8069/90, no art. 1º e 2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Conhecimento de alguns direitos e deveres da criança e do adolescente;
  • Clareza em diferenciar criança e adolescente;
  • Descobrimento de como fazer para que seus direitos sejam garantidos;
  • Conhecimento de que todo o atendimento da lei é para todas as crianças e adolescentes;
  • Reflexão do que mudou na infância dos pais para a infância das crianças que nasceram após a criação da Lei.

 

Os demais dias foram trabalhados as oficinas: Dança, Balé, Flauta Doce, Música, Banda Musical. Ao final de cada atividade é oferecido um lanche para as crianças e os adolescentes.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023

Pular para o conteúdo