Assistência Social

CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE MULHERES DO CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – TOUROS

CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE MULHERES DO CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – TOUROS

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) é um dispositivo de proteção básica, que no município de Touros/RN embasa suas práticas cotidianas de atendimento à população pela Lei Municipal nº 758/2017 – Lei do SUAS de Touros, a qual dispõe no Art. 7º que trata dos tipos de proteção e suas respectivas composições, determinando as seguintes atribuições no caso do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS:

I – Proteção social básica: conjunto de serviços, programa, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, por meio de aquisições e do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;

E para tanto, se deve valer dos serviços socioassistenciais, em consonância com a Tipificação Nacional dos Serviços, e aqui adequando mais precisamente o serviço do “Grupo de Mulheres” como uma dessas ferramentas, conforme coloca o Art. 8º que especifica:  I – Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que deve ser ofertado exclusivamente no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS.

Nessa direção, quinzenalmente acontece no CRAS Touros/RN, o “Grupo de Mulheres”, que objetiva uma interação social e comunitária, bem como compartilhamentos de experiências, assim, potencializando o desenvolvimento de vínculos, além de proporcionar um acompanhamento mensal do grupo e a prestação de serviços, por meio de roda de conversa e participação de todas.

 

Fazendo uma análise geral ao longo do ano de 2017 foi proveitoso e satisfatório, além de enriquecedor para as mulheres em geral que compõem o grupo, participar ativamente dos encontros, com acesso a informações relevantes por meio do fortalecimento de vínculo comunitário e individual, trabalhando prioritariamente com temas geradores, cujo maior objetivo é o empoderamento das usuárias.

Assim, no dia 15 de dezembro do corrente ano houve a confraternização do Grupo com sorteios de brindes, além de um momento de brincadeiras e amigo secreto, que elas mesmas sugeriram. Participaram do encerramento 22 mulheres.

Por fim, foi promovido um momento de descontração com chá da tarde, preparado especialmente para elas. Tudo regado a um som ambiente agradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023

Pular para o conteúdo