Assistência Social

CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDEM ARTE, CULTURA E CIDADANIA NOS CRAS DE TOUROS

CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDEM ARTE, CULTURA E CIDADANIA NOS CRAS DE TOUROS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Crianças e Adolescentes, é um serviço ofertado no município de Touros/RN como forma a complementar o trabalho social com famílias. Tem como foco na constituição de espaço de convivência, formação da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.
Durante o referido mês, foram trabalhadas algumas temáticas conforme os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tais como: “Trabalho Infantil”, “A Origem da Festa Junina e Gastronomia”.
As temáticas são trabalhadas quinzenalmente com todas as faixas etárias e são transmitidas de forma dinâmica e prazerosa. Nos demais encontros são trabalhas as oficinas: Dança Balé, Flauta Doce e Canto. Ao fim das atividades é oferecido um lanche para as crianças e os adolescentes.

Confira as fotos do grupo de 04 as 10 anos:

Abaixo você pode conferir as fotos dos grupos de 11 a 14 anos:

E quanto ao Grupo de Atendimento ao público de 15 a 18 ANOS?

O SCFV na faixa etária acima citada não veio a acontecer no mês de Junho do ano corrente, tendo em vista a evasão dos adolescentes. Diante dessa realidade e com o intuito de fazer o serviço acontecer, a equipe técnica realizou novo planejamento durante o mês e de acordo com a disponibilidade da Escola Estadual Tabelião Julho Maria e da Escola Estadual Professora Izabel Barbosa Vieira foram realizadas buscas ativas.
Estas buscas aconteceram nas escolas entre os dias 22 e 27 de junho, com intuito de resgatar, despertar e sensibilizar o interesse dos adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Durante a busca ativa estiveram presentes 286 alunos na Escola Tabelião e 67 na Escola Izabel, totalizando 353 participantes nas palestras. Foram abordados os seguintes tópicos: “O que é o CRAS e o SCFV?”, “O que ambos oferecem?”, “Quais atividades são realizadas dentro dos SCFV?”, “Para quem se destina a oferta dos serviços?”, etc.
A partir das buscas os adolescentes tem buscado o CRAS com as suas famílias para realizarem as inscrições para o serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

CULTURA NA PRAÇA

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Pular para o conteúdo