Diário Oficial

GABINETE DO PREFEITO – LEI MUNICIPAL Nº 765/2017, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017

GABINETE DO PREFEITO – LEI MUNICIPAL Nº 765/2017, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017

Autoriza o Chefe do Poder Executivo a firmar Termo de Liquidação de Dívida dos pequenos agricultores deste Município de Touros/RN junto ao Banco do Nordeste do Brasil, e dá outras providencias.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE TOUROS, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e ele sanciona a presente Lei:

 

Art. 1° – Fica autorizado o Chefe do Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Liquidação de Dívida com o Banco do Nordeste do Brasil, com o objetivo de liquidar dívida dos pequenos agricultores deste Município de Touros/RN, nos termos da Lei Federal n° 13.340/2016, que foram contraídas através de linha de credito PRONAF- Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar e outras fontes;

 

Parágrafo Único – Para efeito de transparência pública, a minuta do Termo de Liquidação objeto de autorização legislativa é que especificada no anexo I, desta Lei;

 

Art. 2° – As despesas necessárias à consecução desta Lei serão suportadas por dotações constantes do Orçamento Público Municipal em vigor;

 

Art. 3° – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se todas as disposições em contrário.

 

Palácio Porto Filho, Sede da Prefeitura Municipal de Touros/RN, 12 de setembro de 2017.

.

FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO DE ANDRADE

Prefeito Municipal

 

ANEXO I

MINUTA

 

TERMO DE LIQUIDAÇÃO DE DÍVIDA QUE ENTRE SI CELEBRAM DE UM LADO, PREFEITURA MUNICIPAL DE TOUROS E O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A., PARA OS FINS QUE ESPECIFICA.

 

A PREFEITURA MUNICIPAL DE TOUROS, inscrita no CNPJ sob o nº 08.234.155/0001-02, neste ato representando pelo Exmo. Sr. Prefeito Francisco de Assis Pinheiro de Andrade e, do outro lado, o BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A, inscrito no CNPJ sob o nº 07.237.373/0035-79, neste ato representado por seu Superintendente Estadual para o Estado do Rio Grande Do Norte, Sr. LIVIO TONYATT BARRETO DA SILVA, brasileiro, casado, bancário, portador do CPF de n° 626.971.023-53 e RG n° 003.308.778 SSP/RN, com fundamento no art. 1º da Lei MUNICIPAL nº 765/2017, que autoriza o MUNICÍPIO a LIQUIDAR as dívidas oriundas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), nos termos da lei federal nº 13.340/2016, e demais normas em vigor pertinentes, firmam o presente TERMO, mediante as seguintes Cláusulas.

 

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

 

O presente TERMO DE LIQUIDAÇÃO DE DÍVIDA tem por objeto disciplinar a LIQUIDAÇÃO, PELO MUNICÍPIO, das dívidas de crédito rural de crédito rural sob a égide das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), enquadráveis na Lei n° 13.340/2016, de responsabilidade de agricultores familiares, cujos empreendimentos estejam localizados no Município de Touros/RN, contraídos junto ao Banco do Nordeste do Brasil S/A.

 

CLÁUSULA SEGUNDA – DO VALOR DAS DÍVIDAS

 

Tendo em vista a autorização contida no Art. 1° da Lei MUNICIPAL n° 765/2017, a Prefeitura Municipal de Touros-RN, compromete-se a liquidar as dívidas dos agricultores familiares, no valor necessário para liquidação das obrigações junto ao Banco do Nordeste com as benesses previsto na Lei Federal n° 13.340/2016.

 

PARÁGRAFO ÚNICO:

 

Considerando que as operações pelos encargos de normalidades, são é possível informar previamente o valor exato necessário para a liquidação das operações PRONAF enquadradas na aludida Lei. Estima-se ser necessário R$ XXXX. Fica acordado entre os participes que este valor é apenas uma estimativa e que a ação desse TERMO alcançará todos os agricultores familiares do Município de Touros cujos financiamentos se enquadra na Lei.

 

CLÁUSULA TERCEIRA – DAS OBRIGAÇÕES

 

Com o objetivo de garantir a transparência e o controle necessários à celebração do presente Termo de Liquidação de Dívida, o Banco do Nordeste do Brasil S/A, para cada valor aportado pela Prefeitura, apresentará estimativa da quantidade de operações que serão quitadas com os valores a serem depositados, informando o saldo devedor total das operações, o bônus previsto na Lei Federal n° 13.340, e o valor necessário a ser utilizado para liquidação das dívidas.

 

O agricultor familiar beneficiário da Lei Federal 13.340, comparecerá a unidade do banco onde assinará sua adesão à Lei Municipal, concedendo ao Banco autorização para repassar ao Governo Municipal seu nome, CPF, saldo total de sua operação de crédito enquadrada na Lei Federal 13.340, o valor do bônus obtido, e o respectivo valor atualizado para liquidação de sua dívida. Caberá ao Banco encaminhar à a Prefeitura Municipal expediente contendo relação de beneficiários que foram beneficiados.

 

PARÁGRAFO PRIMEIRO.

 

O Banco do Nordeste do Brasil S/A abrirá conta especifica para deposito do valor a ser realizado pela Prefeitura Municipal para cumprimento deste Termo.

 

PARÁGRAFO SEGUNDO.

 

O saldo de recursos repassados pela Prefeitura Municipal que não for utilizado nas negociações será devolvido ao Município, após a vigência da referida Lei Municipal.

 

CLÁUSULA QUARTA – DO DEVER DE RESTITUIR

 

Fica obrigado o Banco do Nordeste do Brasil S/A a devolver o saldo dos recursos não utilizado pelos mutuários que deixarem de efetuar a liquidação até 29 de dezembro de 2017.

 

PARÁGRAFO ÚNICO.

 

Para cumprimento do dispositivo no caput, o Banco do Nordeste do Brasil S/A., por meio de sua Superintendência Estadual do Rio Grande do Norte, apresentará até o final do mês de janeiro de 2018 o valor total das dívidas liquidadas, que será parte integrante do presente Termo de Liquidação de Dívida, nos termos da Cláusula Terceira, disciplinando o saldo devedor total das operações, o bônus e o valor utilizado para liquidação das dívidas, exclusivamente para os contratos liquidados.

 

CLÁUSULA QUINTA – DAS ALTERAÇÕES

 

As alterações que se fizerem necessários ao fiel cumprimento do presente Termo de Liquidação de Dívida serão efetuadas mediante Termo Aditivo.

 

CLÁUSULA SEXTA – DO FORO

 

Fica eleito o Foro da Comarca de Natal, Capital do Estado do Rio Grande do Norte, para dirimir todas e quaisquer dúvidas oriundas deste instrumento, com renúncia expressa dos outros por mais privilegiados que seja.

 

E por estarem assim, de pleno acordo, firmam o presente Termo de Assunção de Dívida em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito jurídico, na presença de duas testemunhas, que no final também o subscrevem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Diário Oficial

LEI MUNICIPAL Nº 950, DE 26 DE MARÇO DE 2024.

Diário Oficial

AVISO DE RESULTADO DA SESSÃO DE JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO DILIGENCIADA DA CHAMADA PÚBLICA Nº 13/2023

Diário Oficial

PORTARIA N° 159/2024 – GC

Pular para o conteúdo