Prefeito participa de reunião com a Governadora para dar andamento às ações da gestão consorciada de resíduos sólidos.

O Prefeito Assis Pinheiro participou no dia 12 de abril de uma reunião com a Governadora Fátima Bezerra, prefeitos e secretários estaduais. Na reunião foi discutida a criação de um grupo de trabalho para dar andamento às ações da gestão consorciada de resíduos sólidos nas regiões do Estado.

Formado por representantes do Executivo estadual, das pastas de Planejamento e Finanças (Seplan), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Idema, e presidentes dos consórcios regionais, a ideia é que a comissão discuta as parcerias que devem ser construídas a partir de 2019.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância dessa iniciativa. “Iniciamos a aproximação com os consórcios para definirmos questões que há anos não se resolvem, principalmente sobre o estudo de impacto ambiental relacionado ao aterro sanitário do Alto Oeste”, explicou.

De acordo com o secretário da Semarh, João Maria Cavalcanti, o grupo vai propor novos caminhos para gestão dos resíduos sólidos dessa vez em conjunto, entre Governo e municípios, para que cada um possa definir como pode contribuir para resolver os conflitos existentes no convênio – que desde 2011 vem sendo renovado e aditivado sem nada ter sido executado . “É essencial que os prefeitos se posicionem e mostrem em que é possível os consórcios apoiarem nesta iniciativa sobretudo diante do momento de dificuldade financeira que o Estado atravessa. Precisamos ter resultados definitivos na aplicação desse investimento tão importante que reúne 25 municípios do consórcio Seridó 44 cidades no do Alto Oeste” e 16 da Região do Mato Grande, que é um dos mais novos Consórcios o CISMAG que tem como presidente o Prefeito Assis do municipio de Touros, acrescentou.
Aldemir Freire (Seplan) explicou acerca das primeiras diretrizes: “Inicialmente constituímos o núcleo de trabalho para discutirmos as parcerias no futuro”.