Assistência Social

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ: INCENTIVANDO A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL DOS MUNÍCIPES

Compondo a rede socioassistencial organizada no município de Touros na garantia de direitos da primeira infância, o Programa Criança Feliz vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Cidadania participou da 6ª edição do Projeto Prefeitura nas Comunidades realizada no último dia 28 de abril do corrente ano, no distrito de Boqueirão.

Na ocasião foi dado início a distribuição dos 150 kits disponibilizados pelo Programa Itaú Criança, do Banco Itaú ao Programa Criança Feliz. A entrega ocorreu inicialmente com as famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz situadas no distrito de Boqueirão, e posteriormente, vai acontecer nas demais famílias assistidas pelo Programa localizadas nos seguintes distritos: Cajueiro, Santa Luzia, Boa Cica e Baixa do Quinquim. Contemplando também os bairros do centro da cidade, Frei Damião e Largo de Nossa Senhora.

Essa prática compreende os impactos positivos promovidos pela leitura de adultos com as crianças, bem como o manuseio de livros pelas crianças oportunizam o aumento do vocabulário, desenvolvimento da linguagem oral e de habilidade de leitura, facilidade na compreensão e interpretação de textos, aumento da imaginação e da criatividade, entre outros. A gestão municipal busca contribuir para que as comunidades tenham acesso ao universo literário para que cada vez mais as crianças e seus familiares tenham oportunidades de desenvolvimento social e cultural.

“É preciso que a leitura seja um ato de amor.”

(Paulo Freire)