PROGRAMA CRIANÇA FELIZ: UMA REALIDADE MUNICIPAL

Completando um ano desde o seu lançamento nacional, o Programa Criança Feliz já vem mudando a realidade de mais de 40 mil famílias acompanhadas em todo país. São 636 cidades implantando e executando o Programa em todo território Nacional, cobrindo os centros urbanos e as localidades mais distantes.

Os primeiros resultados de interação familiar e desenvolvimento infantil já começam a ser vista também no nosso município de Touros/ RN. São 150 famílias inseridas e acompanhadas pelo Programa Federal, localizadas no centro da cidade, e nos distritos de Santa Luzia, Cajueiro, Boa Cica, Boqueirão e Baixa do Quinquim.

Através de visitas domiciliares, as famílias já conseguem ter dimensão da importância do acompanhamento realizado pelos visitadores do Programa, principalmente no que se refere à interação familiar, diálogo e estímulos a crianças e gestantes. Concluindo a primeira etapa de implantação do Criança Feliz no município, já é possível vermos o potencial transformador do Programa, as famílias tem se permitido receber os visitadores frequentemente reconhecendo estes como referências para o desenvolvimento de suas crianças, inclusive crianças com deficiência, gestantes, o desenvolvimento familiar e consequentemente o desenvolvimento comunitário/social.

Essa primeira etapa do Programa também foram dedicados à formação inicial dos supervisores e visitadores, com intuito de capacitar toda a equipe para ofertar as famílias um acompanhamento de qualidade e a responder as demandas de cada uma, considerando suas particularidades.

Apesar de todas as dificuldades e obstáculos surgidos na implantação do Programa no nosso município, os acompanhamentos às famílias continuam a serem realizados, por acreditarmos que o acompanhamento contínuo é de extrema necessidade para que os visitadores fortaleçam os vínculos familiares e os seus  vínculos com as famílias. São famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, famílias com vínculos fragilizados e/ou rompidos e famílias com demandas de diversas ordens que precisam ser acolhidas, orientadas e acompanhadas.