(PRONATEC): UFRN em parceria com a Prefeitura/Sec.de Educação, oferta curso na área de Piscicultura.

NOVOS CAMINHOS (PRONATEC): A UFRN em parceria com a Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, oferta curso na área de Piscicultura na modalidade EaD, com turma exclusiva para o município de Touros-RN.

Como medida de prevenção ao Coronavírus, sair de casa tornou-se uma tarefa a ser realizada somente quando necessária, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas com o programa “Novos Caminhos”, do Ministério da Educação (MEC), é possível se qualificar para o mercado de trabalho sem sair de casa.
O Novos Caminhos (PRONATEC), foi criado para fomentar a Educação Profissional e Tecnológica e, inicialmente, ofertaria cursos na modalidade presencial. A estratégia, no entanto, precisou adaptar-se a atual situação sanitária do país, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do setor de Piscicultura, da Escola Agrícola de Jundiaí estruturou um curso específico para esse momento.

A aquicultura no país, especificamente a piscicultura, apresenta crescimento acima da produção de outros setores agrários e demonstra que vai continuar nesse ritmo pelos próximos 10 a 20 anos. Atualmente, a produção aquícola no país é de aproximadamente 700 mil toneladas/ano e o Brasil ocupa a 13ª posição no ranking mundial de produção. Em função das condições climáticas e de ambientes propícios para cultivo, o Brasil tem grande potencial para ocupar as primeiras posições nesse ranking, e acreditamos que o conhecimento é fundamental para a consolidação destes resultados.

O curso é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de piscicultura ou que desejam ingressar na atividade. É ainda uma possibilidade para autônomos, empresários, produtores rurais, urbanos, aquicultores ou estudantes e demais interessados em buscar uma capacitação técnica e futuramente iniciar uma atividade produtiva e lucrativa.

Pensando nisso, o Curso Aquicultor – Produção Comercial de Peixes (Piscicultura) estabeleceu um conteúdo completo para o cultivo de peixes e, principalmente, contará com um grupo de professores com as mais diversas formações e com conhecimentos que abrangem toda essa cadeia produtiva.
As aulas serão ministradas através da plataforma de cursos online da UFRN, e o aluno tem a vantagem de montar o seu próprio horário de estudos, além de contar com um professor tutor que auxiliará nas dúvidas diariamente.

As inscrições serão asseguradas no site: novoscaminhos.ufrn.br

Perfil dos participantes:
– Idade mínima, 15 anos;
– Escolaridade, a partir do Ensino Fundamental Incompleto.
– Número de vagas: 50