Semana de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

O dia 18 maio marca o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e adolescentes em decorrência do triste e lamentável episódio que aconteceu em 1973 na localidade Capixaba de Vitória/ES, no qual uma menina de 08 anos de idade foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido e os agressores jamais foram punidos.

O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, objetivando mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento para a luta contra ao abuso e exploração sexual infanto juvenil.

A prefeitura de Touros através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação realizou a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra a Criança e Adolescente no período de 08 a 19 de maio. A semana contou com atividades desenvolvidas pelas Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-(CREAS), Centro de Referência de Assistência Social-(CRAS), Conselho Tutelar, tivemos ainda o apoio imprescindíveis dos seguintes parceiros: Secretaria Municipal de Educação, Rádio Farol, Rádio de Santa Luzia FM, Departamento Municipal de Trânsito-(DEMUTRAN), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Escolas particulares do município, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Escoteiros.

O período destacado buscou mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a relevância da temática e o papel de todos frente a essa problemática social. Então, foram realizadas visitas e orientações nas escolas públicas e privadas do município, tivemos participações nas rádios já mencionadas, realização de Pit Stop da Prevenção com panfletagem e orientação à população, Caminhada Social pela Campanha do Faça Bonito e no último dia foi discutido com diversos profissionais da área (assistentes sociais, psicólogos, educadores, conselheiros) o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente com discussão conceitual e abordagem adequada.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social ratifica seu compromisso social na busca da garantia de direitos sociais e humanos de nossa população, com trabalho e dedicação.