Assistência Social

SEMANA DO BEBÊ 2017

SEMANA DO BEBÊ 2017

A Prefeitura Municipal de Touros, através da iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação (SMASTCH) em parceria com outras Políticas Públicas promoveram entre os dias 04 a 08 de dezembro a I Semana do Bebê da gestão 2017-2020. Neste período profissionais das mais diversas políticas e áreas foram mobilizados para desenvolver as ações previamente planejadas, com o objetivo de “Tornar o Direito à Sobrevivência e ao Desenvolvimento de Crianças de até 6 anos, Prioridade na Agenda do Município”.

Esta campanha é iniciativa do Fundo Nacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que incentiva os municípios a nível mundial, para que realizem durante uma semana, essa grande mobilização em favor da primeira infância, com palestras e ações para usuários dos serviços envolvidos.

As atividades no município foram realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – Unidades Centro e Cajueiro -, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Hospital Municipal e nas Escolas Municipais. Abaixo teremos as atividades desenvolvidas durante a Semana.

 

SEGUNDA FEIRA, 04 DE DEZEMBRO DE 2017

A abertura da I Semana do Bebê, Gestão 2017-2020 aconteceu no Hospital da Cidade, intitulado como Ministro Paulo de Almeida Machado, às 09:00 horas da manhã. Os técnicos dos CRAS, Programa Criança Feliz e SMASCTH montaram uma equipe que foi nomeada como “Doutores da Alegria”, estes realizaram visitas nos setores do hospital promovendo o processo de acolhimento humanizado com os pacientes e profissionais que estão presentes no momento.

Ainda, as crianças acompanhadas pelos CRAS através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Oficina de flauta doce tocaram músicas natalinas para os presentes.

A divulgação da programação da Semana do Bebê foi realizada na Rádio Farol AM 1390 Khz. A Assistente Social – Izadora Andrezza – participou do programa às 11:00 horas  para abordar sobre a importância da realização da Semana do Bebê, assim como seus objetivos. Convidando também a população a se fazer presente nas ações realizadas durante a semana, com o intuito de mediar os direitos das crianças, com foco na Primeira Infância.

 

TERÇA FEIRA, 05 DE DEZEMBRO DE 2017

TÉCNICA DE SHANTALA – CRAS – UNIDADE CENTRO

Conforme programado, às 09:00 horas  a Fisioterapeuta Jainara, profissional do Núcleo de Apoio a saúde da Família (NASF), explanou sobre a “A técnica da Shantala“; que é uma técnica indiana, que consiste num momento diário de afeto, se valendo da massagem corporal, para o vínculo entre mães/bebês e crianças. Esta atividade aconteceu nas dependências do CRAS Unidade Centro.

A atividade atingiu gestantes acompanhadas através de grupo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), bem como mulheres e homens que tem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos de idade, acompanhados pelo serviço e o/ou que residem na área de abrangência do CRAS.

Ao final da palestra programada oficialmente para a data, foi executada a roda de conversa com o tema “A importância da afetividade na primeira infância“..

Na ocasião, sob forma de roda conversa, foi explanado a importância da interação dos pais ou cuidadores com seus filhos, por meio do contato e da disponibilização de tempo, atenção e investimento do cuidado e afeto atrelado a como essas atitudes podem reverberar positivamente na vida dessas crianças. Abordaram-se, ainda, técnicas de brincadeiras, de fabricação de brinquedos artesanais, músicas, cantigas de rodas. Todas as participantes foram colaborativas. Após a palestra e roda de conversa foi oferecido lanche para as usuárias.

 

DENTISTA DA ALEGRIA – CRAS- UNIDADE CAJUEIRO

Ás 09:00 horas no CRAS  aconteceu uma palestra sobre “Os cuidados com a higiene bucal”. Esta foi ministrada pelo Dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Cajueiro, João Maria Cocentino. No momento foram entregues kits de higiene oral. As crianças acompanhadas pelo SCFV foram o público  atingido, ao fim da atividade foi servido um lanche, momento de descontração.

 

ATIVIDADE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL – CRAS –  UNIDADES CENTRO E CAJUEIRO,  E CREAS

A formação profissional continuada é de suma importância no campo de atuação de qualquer profissão inserida nas diversas políticas públicas, pois é um processo que aprimora e atualiza constantemente cada profissional.

Às 14:00 horas aconteceu nas dependências dos CRAS Unidades Centro/CREAS e Cajueiro respectivamente, uma Formação Profissional, direcionada para toda a equipe técnica de nível superior, de nível médio e fundamental, utilizando como metodologia o filme/documentário – “O começo da vida“.  O mesmo discute a afetividade e o cuidado como formas de abarcar a primeira infância.

 

QUARTA FEIRA, 06 DE DEZEMBRO DE 2017 I

DENTISTA DA ALEGRIA – CRAS – UNIDADE CENTRO

Conforme programado, às 09:00 horas foi realizada a palestra tendo como convidada a Dentista Aline, profissional do Programa Saúde da Família (ESF), que teve como tema  “A dentista da Alegria”.

O público alvo atingido foi às crianças acompanhadas pelo SCFV. Na ocasião,  foi explanado a importância da saúde bucal e técnicas de escovação, dentre outras pontuações pertinentes à especialidade e ao mundo infantil. A interação das crianças foi colaborativa e participaram ativamente das falas e quando eram solicitadas.

ACOMPANHADO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO (CD) – CRAS – UNIDADE CAJUEIRO

Conforme programado, às 09:00 horas aconteceu na sede do CRAS Unidade Cajueiro CD, com a enfermeira da UBS do distrito de Cajueiro, Adriângela. As crianças acompanhadas pelo SCFV foram o público alvo atingido. Ao final da atividade foi servido  lanche aos participantes.

 

GRAVIDEZ  NA ADOLESCÊNCIA

Em parceria CREAS, CRAS e a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com suas escolas foram realizadas um circuito de palestras direcionadas para as adolescentes, com o tema “Adolescência: sexualidade e gravidez”. Sendo voltadas inicialmente para alunos do ensino fundamental das escolas do município de Touros, nos turnos matutinos, com as técnicas do CREAS e vespertinos, dividas pelo CREAS e CRAS. Através de explanações e debates foi possível levar aos discentes orientações: social, psicológica e de saúde.

A abordagem sobre o tema buscou explicar de uma forma didática aos adolescentes as particularidades, experiências, caminhos e escolhas que cada indivíduo pode fazer, através de uma orientação assertiva. Ao todo, foram beneficiados 67 alunos.

GRAVIDEZ  NA ADOLESCÊNCIA

No turno da tarde, às 14:00 horas, a segunda palestra foi realizada na Escola Municipal Gaspar França de Touros, ministrada pela Assistente Social e Psicóloga do CREAS.

GRAVIDEZ  NA ADOLESCÊNCIA

Conforme programado, às 14:00 horas foi realizada a terceira palestra no Núcleo Educacional de Touros (NET). Tendo como profissional de referência a Psicóloga Maria Alice Souza, técnica do CRAS Touros.

QUINTA FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TODAS AS FASES DA VIDA – CRAS UNIDADE CAJUEIRO

Em continuidade, às 09:00 horas a Nutricionista do NASF, Gisele Palhares, explanou sobre “Alimentação Saudável”. Tendo como público alvo mulheres e gestantes acompanhadas através dos grupos do PAIF.

CINE USUÁRIOS – CRAS UNIDADE CENTRO

Conforme programado, aconteceu nas dependências do CRAS, às 14:00 horas o Cinema para as usuárias, com a reprodução do filme “O contador de histórias”. Baseado em fatos reais, traz em seu enredo a história que se passa nos anos 70. Um garoto, morador de uma comunidade pobre e que é levado pela mãe para ser internado numa instituição para menores, e a partir de então, passa por uma série de questões a serem analisadas. A atividade teve como técnica de referência a Psicóloga Maria Alice Souza.

O objetivo dessa atividade consiste em aproximar ao máximo o contexto do filme para o olhar dessas usuárias. Assim, dando subsídio e material para reflexão crítica acerca das atitudes das mesmas diante da realidade que as cerca e de seus comportamentos para com seus filhos e as crianças que o rodeiam.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA – UNIDADE CAJUEIRO

No período da  tarde as Assistentes Sociais do CREAS e do CRAS do município de Cajueiro abordaram a temática com os jovens assistidos por aquele equipamento social.              

SEXTA FEIRA, 8 DE DEZEMBRO DE 2017

 

AMAMENTAÇÃO E INTRODUÇÃO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – CRAS – UNIDADE CENTRO

Conforme programado, aconteceu nas dependências do CRAS, às 09:00 horas a palestra “Amamentação e introdução a alimentação saudável” para as usuárias, tendo como convidada a Enfermeira Amanda, profissional do NASF.

Na ocasião foi possível orientar sobre o processo que se dá para a amamentação, a sua importância salientando ainda o processo de vínculo entre mãe e filho. Além de explanar sobre o momento considerado ideal para a substituição gradativa da amamentação por alimentos ricos em nutrientes para serem consumidos na infância, contribuindo para um desenvolvimento saudável e ideal. Atingimos nessa atividade gestante e mães que estão amamentando  filhos em idade da primeira infância.

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA – CRAS -UNIDADE CAJUEIRO

 

Às 09:00 horas foi ministrada a palestra sobre “A Importância da Afetividade” ministrada pela psicóloga Raquel. Ao final foi servido um lanche.

 

ENCERRAMENTO DA SEMANA DO BEBÊ

Às 15:00 horas do dia 08 de dezembro as atividades da I Semana do Bebê, Gestão 2017-2020 foram encerradas com um Chá da Tarde. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Turismo da cidade. O espaço foi preparado para receber as autoridades envolvidas na execução do projeto, bem como todos os usuários acompanhados pelos dispositivos e a população tourense em geral.

Na ocasião foi exaltado o valor e importância da Semana do Bebê para a comunidade como um todo, no tocante ao desenvolvimento das potencialidades do público infantil, o qual é diretamente público de todos os dispositivos que compõem a rede de atenção em todos os níveis e áreas.

Se fizeram presentes excelentíssimo Senhor Prefeito, Assis Andrade, a Primeira Dama e Assistente Social  a Senhora Gildeci Pinheiro, a Secretária Municipal de Assistência Social, Izadora Andrezza. Ainda, estiveram presentes os (as) secretários (as) de saúde, de tributação e de finanças, turismo, bem como a equipe técnica envolvida na execução das atividades da Semana do Bebê ao longo da semana.

As crianças acompanhadas pelos CRAS através do SCFV realizaram apresentações de Dança, Flauta Doce e Canto. Durante todo o evento foi disponibilizado para as crianças cama de elástico e piscina de bolas. Ao final um lanche foi servido para todos os presentes, momento de integração social.

 

CONVITE DA SEMANA DO BEBE

 

 

Imagens do evento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023

Pular para o conteúdo