Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Grupo de Idosos João Penha Filho

Conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o ciclo de vida do assistido, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Busca viabilizar forma de intervenção social planejada que proporciona situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade social, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social vigente.

Nessa perspectiva, no dia 08 de maio do ano em curso foi realizado a abertura das atividades continuadas do SCFV para pessoas idosas com o Grupo de Idosos João Penha Filho que se reúne no Clube de Mães na Av. Prefeito José Américo, Centro, Touros/RN, que tem como Coordenadora a Senhora Maria Da Paz da Costa.

Na ocasião, realizou-se escuta qualificada dos anseios do grupo, apresentou-se os serviços e atendimentos realizados pelo CRAS. A metodologia que será trabalhada no SCVF para pessoas idosas, a relevância da pessoa idosa está inscrita no Cadastro Único dos Programas Sociais, orientações inerentes à organização do grupo enquanto associação de idosos e foram firmados alguns acordos com o grupo, como por exemplo, atendimentos quinzenais e lanche para o dia do encontro com a equipe técnica do CRAS.

A atividade foi realizada pela assistente social Priscilla Vasconcelos e o agente social Túlio Roberto e participaram do encontro 15 pessoas.