Assistência Social

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – (SCFV) CRIANÇAS E ADOLESCENTES: INFORMANDO PARA MELHOR EDUCAR

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – (SCFV) CRIANÇAS E ADOLESCENTES: INFORMANDO PARA MELHOR EDUCAR

Em outubro no Cras de Cajueiro foi  trabalhado as temáticas conforme os princípios e diretrizes do Sistema único de Assistência Social (SUAS) , assim trabalhamos os seguintes temas: “Conversando sobre Drogas e A Importância da Valorização do Dia das Crianças”.

Os assuntos foram trabalhados quinzenalmente com todas as faixas etárias entre (4 a 10, 11 a 14, 15 a 18 anos), as abordagens ocorreram de forma lúdica.

A primeira temática abordada foi “A Importância da Valorização do Dia das Crianças”, tendo como principal objetivo oportunizar as crianças um dia diferentes e divertidas com atividades recreativas, objetivando o desenvolvimento das capacidades cognitivas.

A segunda temática a ser discutida foi “Conversando sobre Drogas”, essa teve como principal objetivo favorecer um espaço de discussão sobre as questões relacionadas à prevenção das drogas vinculada ao desenvolvimento do protagonismo dos usuários do SCFV (criança/adolescente) com ênfase no aspecto educativo.

Após a temática abordada foi realizada uma oficina alusiva ao assunto “drogas”, na qual foi desenvolvida a confecção de painéis, todas as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de registrarem sua marca e exporem seu pensamento relacionado ao assunto enfocado. Na continuidade ocorreu uma caminhada promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, na qual os usuários criança/adolescente também participaram.

Os demais dias foram trabalhados as oficinas: Dança, Balé, Flauta Doce, Música, Banda Musical. Ao final de cada atividade é oferecido um lanche para as crianças e os adolescentes. Vale lembrar que essas mesmas atividades foram desenvolvidas no CRAS Itinerante do Geral.

A metodologia aplicada nessas atividades aconteceu através do diálogo em rodas de conversas, exposição de vídeos intitulados: “Prevenção ao uso de Drogas nas Escolas” e “ Dura Realidade – Drogas na Adolescência”.

 

Roda de Conversa/Painel/Multimídia – Cajueiro

“Conversando sobre drogas” (grupo: 04 a 10 anos – matutino – 19/10/17)

 

 

Confecção de Painel – Cajueiro

“Conversando sobre drogas” (grupo: 4 a 10 anos – matutino – 23/10/17)

 

Roda de Conversa/Multimídia/Oficina – Cajueiro

“Conversando sobre drogas” (grupo: 15 a 18 anos – Matutino – 20/10/17)

 

Roda de Conversa/Multimídia/Oficina – Cajueiro

“Conversando sobre drogas” (grupo: 11 a 14 anos – Matutino – 26/10/17)

 

Roda de Conversa/Multimídia/Oficina – Geral

“Conversando sobre drogas” (grupo: 4 a 10 anos, 11 a 14 anos – Matutino – 20/10/17)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023

Pular para o conteúdo