Assistência Social

VALORIZANDO NOSSA COMUNIDADE QUILOMBOLA

VALORIZANDO NOSSA COMUNIDADE QUILOMBOLA

A Prefeitura Municipal de Touros viabilizou a participação da técnica de Serviço Social do CRAS Cajueiro, Ariane Pinheiro dos Santos  e do representante da comunidade quilombola do distrito Geral/ Touros-RN, Josivan de Moura Ferreira representando o município como convidados , nos dias 29 e 30 de novembro de 2017,  na IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, promovida pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CONEPIR, realizada no município de Natal – RN, com o tema: “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos“.

Na ocasião foram apresentadas manifestações culturais, sobretudo de origem africana e indígena. Além disso, o evento contou com a participação de estudiosos da área e representantes do movimento da igualdade racial que debateram os diversos assuntos inerentes a temática em questão. A participação de uma técnica de referência do CRAS, bem como de um representante da comunidade quilombola, torna-se fundamental para que estes possam se tornarem multiplicadores, trazendo propostas na área de igualdade racial para a população tourense.

Estatísticas dão conta que a população jovem e negra no nosso país é a que mais morre. Além disso, muitas mulheres negras ainda não superaram situações de violência doméstica após a promulgação da Lei Maria da Penha, enquanto que no tocante as mulheres brancas há uma eficácia maior dessa lei. Outro dado é o da população carcerária do país, que em sua maioria é negra. (Dados apresentados durante a conferência)

Dessa forma, fica clara a importância do desenvolvimento de políticas sociais que promovam o empoderamento e a emancipação humana. Sobretudo no nosso município por termos aqui uma comunidade quilombola, o Geral, que carece dessas políticas a fim de desenvolver-se. Por isso, é fundamental nos unirmos ao “grito” dessas minorias em busca de igualdade de direitos e da eliminação de todas as formas de preconceito e/ou discriminação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Administração

CULTURA NA PRAÇA

Administração

ATIVIDADE INTERSETORIAL – SEMANA DO BEBÊ 2023

Administração

SEMANA DO BEBÊ 2023 COMEÇOU!

Pular para o conteúdo