Assistência Social

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOUROS INVESTINDO NA EQUIPE TÉCNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social é destinada à famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso e abuso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras situações de violação dos direitos.

Em 28 de fevereiro do corrente ano, a equipe técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS – juntamente com as coordenações do CREAS e CRAS/TOUROS realizaram visitas institucionais a comunidades e clínicas terapêuticas para internação de pessoas em situação de drogadição que desejam e/ou necessitam de tratamento para dependência química.

Famílias acompanhadas pela Política de Assistência Social muitas vezes possuem entre seus membros indivíduos em situação de uso abusivo de álcool e outras substancias psicoativas, o que provoca, consequentemente, quebra de vínculos familiares e uma desestruturação no indivíduo e na família. Portanto, a necessidade das visitas institucionais se justifica em razão das demandas emergentes no CREAS, com o intuito de conhecer as instituições para possíveis encaminhamentos e intervenções.

A equipe visitou cinco unidades terapêuticas, das quais quatro atendem a população masculina e uma destinada a acolher mulheres que procuram tratamento para a dependência química. Destas unidades, uma é filantrópica, dependendo exclusivamente de doações e quatro são privadas. Nas instituições são desenvolvidas atividades individual e de grupo que auxiliam na reabilitação e no tratamento dos assistidos.