Diário Oficial

LEI MUNICIPAL Nº 1.011, DE 22 DE SETEMBRO DE 2025

LEI MUNICIPAL Nº 1.011, DE 22 DE SETEMBRO DE 2025

DECLARA O FAROL DO CALCANHAR COMO BEM DO PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRICO E TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE TOUROS/RN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE TOUROS, Estado do Rio Grande do Norte, no uso das atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal, por iniciativa parlamentar, aprova e o CHEFE DO PODER EXECUTIVO sanciona e promulga, nos termos do art. 56, XIII, da Lei Orgânica do Município de Touros/RN, a seguinte Lei:

 

Art. 1º. Fica declarado como Bem do Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Município de Touros/RN o Farol do Calcanhar, também conhecido como Farol de Touros, situado na Praia do Calcanhar, extremo nordeste do território municipal.

 

Art. 2º. O reconhecimento de que trata esta Lei tem como objetivo assegurar a proteção, promoção, valorização e preservação deste importante símbolo da identidade tourense, cuja relevância transcende as fronteiras locais, destacando-se como patrimônio de referência nacional.

 

Art. 3º. O Farol do Calcanhar será incluído no Inventário Municipal de Bens Culturais e Turísticos, devendo constar em todos os materiais oficiais de divulgação institucional e turística do Município de Touros.

 

Art. 4º. O Poder Executivo Municipal, por meio de seus órgãos competentes, poderá adotar as seguintes medidas para garantir a salvaguarda e o fomento do bem declarado:

 

I – desenvolver ações de educação patrimonial em escolas e centros culturais, destacando a importância histórica do farol;

 

II – estimular pesquisas e publicações acadêmicas sobre o farol e sua contribuição para a história local e nacional;

 

III – realizar campanhas de conscientização sobre a preservação do bem cultural;

 

IV – incluir o farol em roteiros turísticos e itinerários culturais do Município;

V – celebrar convênios com órgãos estaduais e federais, como o IPHAN e Marinha do Brasil, visando à proteção conjunta e investimentos para visitação pública;

 

VI – articular a instalação de sinalização informativa e pontos de apoio à visitação e educação ambiental no entorno do farol.

 

Art. 5º. A gestão do bem declarado como patrimônio cultural poderá ser objeto de planos especiais de uso e preservação, respeitando sua titularidade federal e a competência compartilhada para sua proteção cultural e histórica.

 

Art. 6º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Touros/RN, 22 de setembro de 2025.

 

 

 

 

PEDRO FERREIRA DE FARIAS FILHO

Prefeito Municipal

OUTRAS NOTÍCIAS

Diário Oficial

PORTARIA Nº 855, DE 14 DE OUTUBRO DE 2025.

Diário Oficial

PORTARIA Nº 854, DE 14 DE OUTUBRO DE 2025.

Diário Oficial

PORTARIA Nº 853, DE 14 DE OUTUBRO DE 2025.

Pular para o conteúdo