Diário Oficial

RESPOSTA À PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO EM IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

RESPOSTA À PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO EM IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

REFERÊNCIA: Pregão Presencial SRP nº 009/2022

IMPUGNANTE: NATAL HOSPITALAR E MEDICAMENTOS LTDA.

O Sr. CÍCERO ANTÔNIO BEZERRA JÚNIOR,

Pregoeiro do Município de Touros, Estado do Rio Grande do Norte.

Em resposta à impugnação da Pregão Presencial SRP nº 009/2022, apresentada pela NATAL HOSPITALAR E MEDICAMENTOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 28.091.295/0001-78, estabelecida na Av. Antônio Basílio, nº 1309, Dix-Sept Rosado, Lot. 71, Natal/RN, que na presente solicitação foi representada por seu Representante Legal, o Sr. JULIO CESAR DO NASCIMENTO MIRANDA, vem, fazer e trazer os breves esclarecimentos:

I – BREVE SÍNTESE.

Foi instaurado procedimento licitatório, na modalidade Pregão Presencial SRP nº 009/2022, do tipo Menor Preço por item, o qual tem como principal objetivo o registro de preços para fornecimento de medicamentos para a manutenção dos serviços ofertados pela rede de atenção à saúde, através do: Hospital Municipal Ministro Paulo de Almeida Machado; das Unidades Básicas de Saúde (UBS); do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS); do Centro de Especialidade; do Laboratório de Análises Clínicas; da Vigilância em Saúde e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Município de Touros/RN.

Em atenção aos ditames editalícios, a impugnante requereu alteração da formula de cálculo do Índice de Imobilização do Patrimônio Líquido – IPL, tendo este Pregoeiro, acolhido parcialmente o recurso para excluir a apresentação e análise do balanço patrimonial no corrente certame. Como forma de ampliar a competitividade, uma vez que uma reanálise de índices importaria em paralisação e adiamento do certame, cuja conclusão não pode se protelada dentro do fluxo de fornecimento que o Município dispõe, assim como, em razão da essencialidade do fornecimento em apreço, cuja solução de continuidade não pode ser tolerada.

A referida empresa apresentou pedido de reconsideração, afirmando em síntese que o Município não pode prescindir da exigência e análise do balanço patrimonial.

É o que importa relatar.

II – DA FUNDAMENTAÇÃO.

Preliminarmente, o Pregoeiro conhece do pedido de reconsideração da resposta à impugnação, aplicando o princípio da instrumentalidade das formas, como exercício do direito de petição previsto na alínea “a”, do inc. XXXIV, do art. 5º, da Constituição Federal.

II.1 – DA EXIGÊNCIA DE BALANÇO PATRIMÔNIAL:

A Lei Geral de Licitações e Contratos, Lei nº 8.666/93, de aplicação subsidiária, dispõe em seu inc. I, do art. 31, a possibilidade de solicitação das demonstrações contábeis para análise da saúde financeira do fornecedor:

Art. 31. A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

I – balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

A interpretação mais adequada da norma é translúcida e não suscita maiores elocubrações interpretativas, a lei em seu art. 27 e seguintes, em consonância com o inc. XXI, do art. 37, da CF/88, estabeleceu os limites de exigências para fins de deferimento de requerimento de habilitação em processo licitatório. Desse modo, o Município pode depreender pela dispensa de exigência, de acordo com a oportunidade e conveniência do Ente para possibilitar-lhe alcançar o fim à que se destina o procedimento licitatório. Nesse sentido, já teve o Superior Tribunal de Justiça a oportunidade de fixar a interpretação ora externada quando do julgamento do REsp 402711 / SP (2002/0001074-0), Relatado pelo saudoso conterrâneo Ministro JOSÉ DELGADO, primeira turma, DJ 19/08/2002 p. 145, RJADCOAS vol. 41 p. 76, cujo teor se transcreve:

RECURSO ESPECIAL. ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO. EDITAL. ALEGATIVA DE VIOLAÇÃO AOS ARTIGOS 27, III E 31, I, DA LEI 8666/93. NÃO COMETIMENTO. REQUISITO DE COMPROVAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA CUMPRIDA DE ACORDO COM A EXIGÊNCIA DO EDITAL. RECURSO DESPROVIDO.

1. A comprovação de qualificação econômico-financeira das empresas licitantes pode ser aferida mediante a apresentação de outros documentos. A Lei de Licitações não obriga a Administração a exigir, especificamente, para o cumprimento do referido requisito, que seja apresentado o balanço patrimonial e demonstrações contábeis, relativo ao último exercício social previsto na lei de licitações (art. 31, inc. I ), para fins de habilitação.

2. “In casu”, a capacidade econômico-financeira foi comprovada por meio da apresentação da Certidão de Registro Cadastral e certidões de falência e concordata pela empresa vencedora do Certame em conformidade com o exigido pelo Edital.

3. Sem amparo jurídico a pretensão da recorrente de ser obrigatória a apresentação do balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, por expressa previsão legal. Na verdade, não existe obrigação legal a exigir que os concorrentes esgotem todos os incisos do artigo 31, da Lei 8666/93. (…)

6. Recurso improvido. (Grifos acrescidos)

Desse modo, esbarra a pretenção na jurisprudência consolidada da Corte Superior de Justiça.

III DECISÃO.

Pelo exposto, decide o Pregoeiro do Município de Touros/RN em NEGAR PROVIMENTO ao pedido de reconsideração à decisão sobre a impugnação ao edital apresentada pela empresa supracitada.

Touros/RN, 17 de agosto de 2022.

CÍCERO ANTÔNIO BEZERRA JÚNIOR

Pregoeiro do Município de Touros/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Diário Oficial

LEI MUNICIPAL Nº 950, DE 26 DE MARÇO DE 2024.

Diário Oficial

AVISO DE RESULTADO DA SESSÃO DE JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO DILIGENCIADA DA CHAMADA PÚBLICA Nº 13/2023

Diário Oficial

PORTARIA N° 159/2024 – GC

Pular para o conteúdo