PREFEITURA DE TOUROS VEM TRABALHANDO INTENSIFICAMENTE NO COMBATE A ALAGAMENTOS

A Prefeitura Municipal de Touros, através do gabinete civil, realizou no dia 02 de junho de 2022, uma reunião de extrema importância para debater sobre as consequências das fortes precipitações pluviométricas no Município de Touros, que podem resultar em danos humanos, materiais e ambientais, além dos prejuízos econômicos e sociais ainda maiores que podem atingir todos os munícipes, e as medidas de enfrentamento que podem ser tomadas com urgência.

Ainda na reunião foram discutidas as previsões meteorológicas de intensificação do período das fortes precipitações pluviométricas atestado pela CEMADEN, a vulnerabilidade da população local e do cenário afetado.

Também foram analisados e comparados dados de 2018 com 2022, onde foi constatado que as chuvas neste período foram bem mais intensas e que graças as medidas preventivas iniciais, tais como: instalações de bombas, reaberturas dos canais que puderam ser desobstruídos, pois alguns foram fechados por muros e construções, por serem em terrenos particulares, conseguimos manter certa tranquilidade nos pontos críticos, porém, com o alerta que entramos na faixa laranja, emitido pelas autoridades competentes e as previsões de chuvas atuais, nos levam a um cenário ainda pior que antes e de imediato um trabalho bem mais elaborado e com responsabilidade para evitar maiores danos e impactos.

Ao final foi deliberado entre os membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC e do Conselho Municipal de Defesa Civil, considerando a situação de perigo por chuvas intensas – faixa laranja, pela necessidade de decretação de situação de emergência por alagamentos, conforme COBRADE 1.2.3.